O arquiteto Álvaro Siza Vieira vai criar uma obra de homenagem à figura de Zé Povinho, eternizada por Rafael Bordallo Pinheiro há cerca de 150 anos, a convite do Museu Nacional da Imprensa.
Corpo do artigo
Esta sexta-feira realizou-se a apresentação da maquete oficial da escultura que será feita em mármore branco e terá cerca de dois metros de altura. No entanto, o projeto ainda está em fase de estudo e não há previsão para a data de apresentação oficial.
A divulgação aconteceu na celebração dos 150 anos do Zé Povinho, no Jardim das Oliveiras, no Porto, tendo deixado os convidados "estupefactos com a surpresa".
"Tivemos a sorte de obter a participação de Siza Vieira neste projeto. Os presentes ficaram espantados e houve mesmo quem afirmasse que será uma peça de arte icónica, tal como Zé Povinho é", contou Luís Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa.
Por enquanto, é preciso perceber "a estrutura do material e o local onde poderá ficar em exposição".
Luís Humberto Marcos elogiou ainda o trabalho realizado por Bordallo Pinheiro, em 1875, quando criou a figura do Zé Povinho, publicando-a pela primeira vez no jornal humorístico "A Lanterna Mágica". A cerimónia, realizada esta sexta-feira, houve ainda a revelação da criação uma coleção especial de selos alusivos à icónica figura.
" É uma sorte poder unir a genialidade destes dois génios no projeto. O Bordallo Pinheiro soube agarrar nas características do povo português e conjugá-las numa figura que perdura há 150 anos", concluiu o diretor do Museu Nacional da Imprensa, referindo-se também ao arquiteto Siza Vieira.