Cerca de quatro dezenas de pilotos participaram, este fim de semana, na 24ª edição do Slalom Castelo Rodrigo, integrado no Campeonato de Portugal de Perícias e organizado pela Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e pelo Clube Escape Livre.
Corpo do artigo
A prova, realizada este sábado à noite, no repleto Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, reuniu viaturas de três divisões – Protótipos, Transformados, Promoção –, registando lutas intensas pelas posições cimeiras e animada pelo MG Metro do piloto Marco Martins.
Nelson Aguiar (Peugeot 205), nos Protótipos, Dino Almeida (Honda S800), nos Transformados, e o tricampeão nacional de Perícias, Jorge Almeida, na Promoção (Citroen AX GTI) foram os vencedores da prova.
A Promoção acabou por ser a mais desequilibrada, com Jorge Almeida a vencer pela quarta vez consecutiva esta temporada, com Rodrigo Lopes (Peugeot 205 GTI) e Manuel Augusto Sousa (Opel Corsa) a fecharam os lugares do pódio.
Entre os Protótipos, a luta desenrolou-se ao longo de quatro tentativas, já que Nelson Aguiar, no Peugeot 205 e Hugo Ribeiro, no Mini Proto, passaram a prova a dar espetáculo terminando separados por menos de meio segundo! O pódio ficou fechado com Luís Guedes, ao volante de um Caterham Proto, que ficou a menos de dois segundos dos dois primeiros classificados.
Separados por milésimos
A divisão mais renhida foi a dos Transformados, com sucessivas alterações na liderança. Fazendo apenas,duas tentativas no Slalom, Dino Almeida impôs o seu Honda S800 a carro idêntico de Ricardo Rodrigues por 145 milésimos de segundo.
O terceiro Honda S800 presente, pilotado por André Almeida, ainda alimentou a esperança de se intrometer na luta pelos primeiros lugares, mas por 337 milésimos de segundo não conseguiu melhor que o degrau mais baixo do pódio.
No domingo decorreu 4ª Grande Perícia Automóvel de Castelo Rodrigo, disputada na Avenida Francisco Sá Carneiro, no centro de Figueira de Castelo Rodrigo. O elevado número de pilotos levou o Clube Escape Livre a reduzir a prova para apenas três tentativas, evitando prolongar o programa e ajudando, assim, a logística dos pilotos.
E Dino Almeida e Jorge Almeida repetiram os triunfos da noite anterior, respetivamente, nas divisões Transformados e Promoção. Ricardo Rodrigues e André Almeida repetiram o pódio nos Transformados, mas desta feita com maiores diferenças entre si.
Já o Citroen AX GTI de Jorge Almeida deixou os seus adversários muito longe, com Rodrigo Lopes e Manuel Augusto Sousa a repetirem o pódio de sábado à noite.
Grande animação gerou a divisão Protótipos com o empenho de Hugo Ribeiro em suplantar o vencedor da noite anterior, Nelson Aguiar.
Apostando tudo na última tentativa, o piloto do Austin Mini Proto conseguiu bater o Peugeot 205 e ganhar a quarta edição da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo por apenas 0,190 segundos.
A Câmara Municipal homenageou todos os pilotos figueirenses e decidiu entregar o “Figueirense de Ouro” ao melhor piloto local, Miguel Vicente.
Após um fim de semana de muita competição e espetacularidade, Carlos Condesso, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, sublinhou o sucesso de mais uma jornada dupla, salientado que “para o ano cá estaremos para celebrar os 25 anos da prova “Rainha” das Perícias em Portugal”.
Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, mostrou satisfação por “mais uma prova onde não aconteceram incidentes, os pilotos estiveram ao seu melhor nível com enorme cordialidade e o espetáculo disse presente com a ajuda preciosa do Marco Martins e do seu MG Metro”.