Só 2% (5118 toneladas) do lixo produzido nos oito concelhos associados da empresa intermunicipal Lipor (Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Espinho) nos primeiros seis meses deste ano foi depositado em aterro.
Corpo do artigo
A reciclagem continua a aumentar e, neste período, conheceu uma evolução de 3,71%, face a igual período do ano passado. “A Lipor recebeu cerca de 33927 toneladas de materiais entregues para reciclagem multimaterial de papel/cartão, plástico, metal e vidro, provenientes da recolha seletiva porta a porta, sistemas de acesso xondicionado, dos ecopontos e ecocentros”, refere a empresa, em comunicado. O texto realça, também, “o significativo crescimento” da quantidade de resíduos alimentares recolhidos seletivamente no setor residencial, sublinhando a aposta dos municípios nesta área.
O lixo produzido pelos cidadãos foi transformado na Central de Valorização Energética, permitindo, também no primeiro semestre deste ano, a exportação para a rede nacional de 83 942 MWh de energia elétrica.