A Sociedade Comercial C. Santos tem novas instalações, construídos de raiz num espaço disponível na sede da empresa na Maia, junto ao Aeroporto do Porto. Num dos mais avultados investimentos dos últimos anos na área do retalho automóvel em Portugal, o novo edifício aposta na sustentabilidade com um sistema fotovoltaico instalado no telhado que, no verão, assegura todas as necessidades energéticas da empresa.
Corpo do artigo
A Sociedade Comercial C. Santos, o concessionário que mais veículos Mercedes vende em Portugal, adapta-se, assim, aos novos standards da marca alemã na comercialização de veículos, e o novo edifício está mais virado para o exterior, com montra para a Avenida do Aeroporto
O atendimento ao cliente vai mudar, com uma forte presença digital e interativa, acompanhando a tendência da viagem do consumidor que varia entre o online e o presencial, numa mudança de paradigma que se tem generalizado na indústria automóvel.
. O cliente é recebido pela "star assistant" e escolhe se o contacto com o vendedor ocorre em mesas junto aos veículos, em balcões de atendimento ou em salas dedicadas. Estes gabinetes são adaptáveis à atmosfera do produto em análise.
Triplo da área de exposição
O novo edifício tem uma área total de 6244 m2, divida por três pisos. No piso 0 a zona de exposição é superior a 2000 m2, o triplo do disponível no anterior stand da empresa.
O showroom ocupa grande parte dos perto de 2500 m2 do piso térreo e existe ainda uma zona de boutique e dois centros de entrega de viaturas, além de estacionamento exterior.
O piso -1 conta com quase 2800 m2 de espaço para estacionamento coberto, serviços de apoio à preparação de veículos e dois centros de entrega de viaturas. No piso 1 está uma área próxima de 800 m2 de gabinetes e salas para departamentos administrativos e equipa de gestão da empresa.
Autossuficiência energética
O edifício reflete a aposta na sustentabilidade, contando com 20 postos de carregamento AC de 22 kW (10 no piso -1, quatro no interior do stand, quatro no parque exterior e dois nos centros de entregas de viaturas do piso 0) e um carregador rápido DC de 180 kW.
A grande superfície vidrada potencia o aproveitamento da luz natural e todo projeto tem com objetivo promover a eficiência energética. O sistema fotovoltaico instalado no telhado aproveita a energia solar para produzir eletricidade que será utilizada pela empresa e a que for produzida em excesso poderá ser injetada na rede, de forma a beneficiar da sua venda.
A empresa tem um consumo anual médio de 1,4 milhões de KWh e 23% desse valor será proveniente do sistema instalado, ou seja, estão assegurados perto de 322 mil kWh para consumo instantâneo e cerca de 75 mil kWh para sere injetados na rede pública.
No período de verão, a empresa acredita que os painéis solares assegurarão todas as suas necessidades energéticas, o que significa que a energia da Sociedade Comercial C. Santos será 100% de origem renovável.
Poupança de 186 toneladas de CO2
O sistema fotovoltaico instalado é constituído por 685 módulos e cobre a maior parte do telhado das novas instalações da empresa, tendo cerca de 1411 m2.
O investimento na melhoria energética das instalações de showroom e serviços administrativos foi pouco superior a 171 mil euros, sendo que, com a redução de consumos e a injeção de energia na rede, estima-se uma economia anual no primeiro ano de 40 mil euros, o que significa que a amortização do investimento ocorrerá em menos de quatro anos.
O grande ganho do sistema fotovoltaico é, contudo, ambiental. A estrutura permite à empresa evitar a emissões anuais de 186 282 quilos de CO2 (aquecer um apartamento médio durante um ano representa mais de 200 quilos de CO2).
A empresa conta com perto de 350 colaboradores. Fechou 2021 com cerca de 3200 veículos novos e usados vendidos (-12% do que em 2020) e 135 milhões de euros de volume de negócios (+6% do que no ano anterior).