Corpo do artigo
Depois da Federação do Baixo Alentejo do PS ter aprovado a recandidatura de todos os atuais presidentes de Câmara, João Serranito Nunes decidiu não avançar para nova disputa eleitoral. A concelhia socialista anunciou por isso o nome de José Domingos Marques, um independente de 64 anos, atual presidente da Assembleia Municipal e da direção dos bombeiros, como candidato às eleições deste ano.
Nas últimas autárquicas, e perante a impossibilidade de recandidatura de António Tereno, da CDU, que liderou a Câmara durante 20 anos - entre 1993 e 2001 e entre 2005 e 2017 -, João Nunes derrotou Isabel Sabino, a vice-presidente de Tereno, devolvendo o poder ao PS.
Ainda antes do candidato socialista ser conhecido, já Rui Rio tinha anunciado o nome de Dalila Guerra como candidata do PSD e em coligação com o CDS/PP. Dalila é engenheira civil no município de Barrancos e filha de António Semedo Guerra, presidente da autarquia barranquenha durante 11 anos, entre 1982 e 1993.
A CDU anunciou que o seu candidato é Leonel Rodrigues, vereador na oposição na Câmara Municipal de Barrancos desde 2017 e antigo chefe de gabinete num dos mandatos de António Tereno, autarca que presidiu aos destinos da edilidade raiana durante 20 anos. Tido como independente, o candidato apoiado pelos comunistas, tem 45 anos, é doutor em Economia pela Universidad de Huelva e Universidad Internacional de Andalucía, é licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Politécnico de Beja.
Barrancos é o município mais pequeno do distrito de Beja, elegendo cinco vereadores. Em 2017, três foram eleitos pelo PS e dois pela CDU.