Milhares de pessoas assistiram, esta quinta-feira, à Batalha das Flores, um dos pontos altos da Festa das Cruzes, que se realiza até domingo em Barcelos. Este ano, quase dois mil figurantes, representando 34 associações do concelho, juntaram-se no coração da cidade, onde os carros se cruzam, dando início à "batalha".
Corpo do artigo
O sol brilhou em Barcelos e deu mais cor à batalha mais pacífica do Minho. A Batalha das Flores, um dos pontos altos da Festa das Cruzes, a primeira grande romaria minhota, voltou a levar milhares de pessoas até ao coração da terra do galo para assistir a este momento único.
A batalha teve início já perto das 15.30 horas deste domingo, mas o relógio ainda estava no meio-dia e já as primeiras pessoas chegavam à Avenida da Liberdade para guardar o lugar na primeira fila.
A mais de dois quilómetros do epicentro da batalha, já havia carros estacionados nas bermas. Os visitantes, vindos de vários pontos do país e da Galiza, apressavam o passo para chegar a tempo de assistir a um espetáculo único, cheio de cor e alegria.
D.A.M.A foram conhecer a festa
Milhares de pétalas voam de um lado para o outro e estampado no rosto dos participantes está um sorriso de orelha a orelha. Os espetadores também são alvo do ataque das pétalas, respondendo na mesma moeda. E nem o autarca de Barcelos, Mário Constantino Lopes, escapou, dando também luta aos convivas.
É esta interação que torna a Batalha das Flores tão especial. No final, é procurar as pétalas em todo o corpo, desde o cabelo, passando pela boca e acabando no interior da roupa… bem no interior!
Para espanto de todos, em cima de um dos carros alegóricos, estavam os D.A.M.A.. O grupo ia dar um concerto em Arcos de Valdevez e decidiu parar em Barcelos. “Não conhecíamos a Batalha das Flores e isto é incrível. Chegámos aqui ao meio e agora o difícil vai ser sair”, disse Miguel Cristovinho.
A Batalha das Flores realizou-se pela primeira vez em 1907.