Areal de Matosinhos cheio com muitos estudantes devido ao bom tempo que se fez sentir nesta terça-feira. Nem a distância foi obstáculo para quem quis aproveitar.
Corpo do artigo
Não há distância que os impeça de aproveitar o sol e o calor no extenso areal da praia de Matosinhos – nem os quase 100 quilómetros que a britânica Julia Jaspers fizera com os três filhos pequenos e o resto da família, desde Cabeceiras de Basto, ou os 60 que dois namorados de Braga acabaram de percorrer só para passar a tarde em frente ao mar.
O calor que se fez sentir nesta terça-feira, com uma temperatura máxima de 26 graus no Porto, em jeito de preâmbulo do verão, aliado ao período de interrupção escolar da Páscoa, levou, como já acontece há vários anos, milhares de pessoas à mais concorrida praia do distrito. Principalmente, jovens estudantes de férias, que se dividem em inúmeros grupos por todo o areal sob o olhar atento da equipa do Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos, operacional durante todo o ano para vigiar as praias do concelho.
De férias, os amigos Rodrigo e Tomás, de 15 anos, chegam pelas 15.30 horas, de bola de futebol debaixo do braço, prontos para uma partida a dois enquanto o sol lhes bronzeia o corpo. “Esta é a praia que costuma ter mais gente da nossa idade, e é mais perto de casa”, diz Rodrigo Monteiro, que mora em Custóias, Matosinhos. Tomás Catalão, de Ermesinde, Valongo, viajara em dois transportes, mas “o primeiro dia de praia” valeu o esforço.
Mar de inverno
Também para a família Silva é “o primeiro dia de praia do ano”. O casal brasileiro e os três filhos chegaram à praia pelas 14 horas, mas, com a pequena Yara “cansada” e já às cavalitas do pai, que aproveitara a folga no trabalho para um dia na praia, a família está de regresso ao Castelo da Maia, onde mora, pouco mais de uma hora depois. Levi, de 11 anos, ainda conseguiu dar um mergulho no mar, mas o irmão, Pietro, preferiu não arriscar.
Aliás, e face aos incidentes ocorridos ontem na praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, a comandante da Polícia Marítima local, Mónica Martins, deixou o alerta para os banhistas: “Ainda estamos com mar de inverno. Não é época balnear e as praias ainda não estão a ser vigiadas em permanência”.
Julia Jaspers, que desistira de visitar o Porto por “não encontrar estacionamento”, mudou o rumo da viagem e desaguou na praia de Matosinhos com a família. O Porto ficará para “a próxima”.
Angelina Silva
Braga
“É a primeira vez que venho a esta praia, e estou a gostar, mas pensava que ia estar menos gente. Estamos de férias, e aproveitamos para vir, mas é uma hora e tal de viagem; é muito tempo”
Everton Silva
Castêlo da Maia
“Vimos sempre a esta praia no verão, e hoje [ontem] aproveitamos que os meninos estão de férias e nós estamos de folga. Mas não pensávamos que ia estar um tempo tão bom”
Julia Jaspers
Cabeceiras de Basto
“Íamos visitar a cidade do Porto, mas não conseguimos e acabamos por vir para a praia, para passar um dia diferente. Está um tempo perfeito de praia, e as crianças estão a gostar muito”