Sónia Brazão nasceu a 31 de Janeiro de 1975, em Lisboa. Começou a carreira artística pela dança. Tinha apenas 8 anos quando se iniciou e, aos 12, entrou para o Conservatório onde estudou ballet clássico. Também fez dança moderna e contemporânea. Paralelamente, lançou-se a pintar em tecido e, mais tarde, em tela.
Corpo do artigo
Aos 19 anos, uma lesão no joelho, obrigou-a a parar de dançar durante um ano, período durante o qual trabalhou numa cafetaria. Também foi funcionária numa loja de roupa. À noite, Sónia Brazão cantava em bares para os amigos, até que acabou a fazer coro para a banda "Fúria do Açúcar". Durante um ano, viveu na Figueira da Foz onde aprendeu a apreciar o romântico pôr-do-sol na praia de Quiaios.
Integrou a girlsband Tentações, cujo sucesso foi efémero. Sónia apresentou vários programas de televisão, como o "Ri-te, ri-te" e os "Reis da Música Nacional". Em 1998, Sónia Brazão teve a sua estreia como actriz com uma participação especial em "Médico de Família", na SIC. Passou para a TVI em 2000. "Super Pai" foi a estreia na estação de Queluz. "Nunca Digas Adeus (2001), "Bom Vizinhos" (2002), "Amanhecer" (2002) e "Queridas Feras" foram os trabalhos que se seguiram. Voltou ao canal de Carnaxide, em 2004, para fazer rir em "Maré Alta".
Em 2005, "Inspector Max" leva-a outra vez para a TVI, onde integrou ainda "Morangos com açúcar" (2006), "Detective Maravilhas" (2007), "Casos da Vida" (2008), as novela "A Outra" (2008), "Deixa que te leve" (2009) e "Mar de Paixão" (2010), o seu último trabalho no ecrã.
Sem qualquer convite desde então, no início desta semana, Sónia anunciou que ia terminar a carreira televisiva e mudar de vida.