Visão de pessoas a procurar comida em caixotes de lixo na Gafanha da Nazaré leva grupo informal a criar projecto de solidariedade que fornece refeições a carenciados. A "Sopa Rica" aqueceu esta semana as primeiras 100 barrigas.
Corpo do artigo
"Já vi várias pessoas a recorrer ao caixote do lixo para buscar comida. Tocou-me muito". O relato de Sílvia Gomes não deixou ninguém indiferente e levou à criação do projecto "Sopa Rica", uma iniciativa que consiste na entrega de sacos com alimentos, uma vez por semana, a carenciados.
O projecto, promovido pelos proprietários da loja "OdéOyã Iemanjá", na Gafanha da Nazaré, deu na última semana os primeiros passos, com o apoio da empresa WLDfreedom, Cáritas, lojas e mais de uma dezena de voluntários.
As famílias carenciadas não se fizeram rogadas e levaram um saco com sopa, fruta, leite, água e pão.
Salomé Duarte não escondeu as lágrimas nem o desespero diário em que vive quando recebeu a sopa quente e os sacos com comida. "Estou grávida do quarto filho, o meu marido trabalha na construção civil e os 750 euros que ele ganha não chegam. Eu tomo conta das crianças e ainda tento fazer alguns trabalhos como esteticista em casa. Mais de metade do dinheiro vai logo para a renda da casa.Tenho de recorrer a instituições e amigos senão passamos fome", disse, emocionada.
Pouco depois, entrou Mostafa Kharduch. Conta 52 anos de vida. Metade em Marrocos, metade em Portugal. Sempre que as empresas da Gafanha arranjam trabalho, governa a vida "na pesca do bacalhau", explicou. O sorriso desdentado e a roupa gasta são sinais de uma vida difícil. "Vi o cartaz e vim buscar comida porque preciso". Admite que já passou fome, mas não adianta muitos pormenores. Garante apenas, de cabeça erguida, que nunca roubou. "Vou-me desenrascando como posso, com a ajuda de amigos", resume.
Salomé, Mostafa e mais 98 pessoas tiveram oportunidade de comer uma sopa de legumes com carne, confeccionada por Maria José Silva, uma das voluntárias que quiseram dar uma mão amiga ao projecto, que todas as terças feiras, entre as 11.30 e as 14 horas, vai dar distribuir "Sopa Rica", na loja OdéOyã Iemanjá.