O espetáculo "Spiritus" deu à Igreja dos Clérigos, no Porto, a vitória na categoria de "Local Mais Notável" a nível mundial, nos Remarkable Venue Awards, prémios atribuídos pela plataforma Tiqets, que se dedica à venda online de bilhetes para museus e outras atrações turísticas.
Corpo do artigo
Concebido especificamente para ser exibido na Igreja dos Clérigos, o espetáculo de video mapping foi o escolhido pelo público num escrutínio mundial que decorreu online e em que foram registados mais de 50 mil votos em torno de 56 atrações turísticas. Além de Portugal, participaram Espanha, Itália, França, Reino Unido, Países Baixos, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.
Representante nacional na categoria de "Local Mais Notável", "Spiritus" derrotou outros candidatos de peso, entre os quais figuravam, por exemplo, o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo (Escócia), o Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, em Madrid (Espanha), e o Space Center de Houston (EUA), o centro oficial de visitas da NASA.
"Spiritus" é uma produção do atelier OCubo e pode ser visto nos Clérigos até ao dia 7 de janeiro. Vai no segundo ano de exibição e, no passado mês de agosto, ultrapassou a fasquia dos 100 mil espectadores.
Edoardo Canessa, produtor-executivo do atelier OCubo, considera que o prémio "tem um caráter ainda mais especial por resultar da votação do público". Em comunicado enviado à Imprensa, o responsável lembra que esta experiência de video mapping foi concebida de raiz para "celebrar e exaltar a imponência e a arquitetura da Igreja dos Clérigos", de uma forma inovadora e muito próxima do espectador. "Ver este esforço reconhecido numa escala global motiva-nos a continuar a inovar para levar cada vez mais longe o nome, a cultura, a criatividade e o legado histórico do nosso país", concluiu.
A Irmandade dos Clérigos tem vindo a desenvolver uma série de eventos para assinalar os 250 anos do desaparecimento de Nicolau Nasoni, o arquiteto italiano responsável pelo desenho do conjunto formado pela igreja e pela torre dos Clérigos, classificado como monumento nacional em 1910.
Para o padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos, "esta é uma significativa distinção internacional para um projeto cultural e multimédia com caraterísticas invulgares". A "ousadia" de levar o video mapping para o interior de uma igreja traduziu-se, no seu entender, na "união sublime entre a arte, a criatividade e a espiritualidade". Por outro lado, considera que "Spiritus" contribui para fazer deste conjunto arquitetónico um "dos monumentos mais visitados de Portugal".
Os prémios Remarkable Venue Awards foram disputados por oito países e em sete categorias. Portugal teve mais dois vencedores: o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, como "Melhor Museu", e o Zoomarine do Algarve, como "Melhor Experiência Familiar". Os restantes candidatos do nosso país na votação final foram o Museu do FC Porto (na categoria de "Melhor Marco Histórico"), a Casa da Guitarra, no Porto ("Melhor Joia Escondida"), a Casa do Fado, também no Porto ("Melhor Atividade"), e o Museu do Terramoto de Lisboa ("Local Mais Inovador").