A STCP adjudicou à UBSI Europa o fornecimento de 50 autocarros articulados por 20,8 milhões de euros. As viaturas com 18 metros de comprimento, movidas a gás natural ou biometano, começarão a chegar entre o final de 2026 e o primeiro trimestre de 2027, avança a operadora, acrescentando que existe a possibilidade de comprar mais 10 autocarros. Caso isso aconteça, o negócio atingirá os 25 milhões.
Corpo do artigo
"Estes novos autocarros vêm substituir os atuais 49 articulados (20 a diesel e 29 a gás natural comprimido), prosseguindo a renovação da frota e garantindo uma prestação de serviço público mais eficiente do ponto de vista ambiental e económico", refere a STCP, em comunicado.
"A UBSI Europa é reconhecida por trabalhar com algumas das principais marcas do setor e atua como centro de assistência autorizado das marcas Solaris, Otokar, Iveco, Mercedes-Benz, DAF, MAN e Scania. É também responsável por ser a importadora da BMC, um dos principais fabricantes turcos de autocarros, que irá produzir estes novos veículos da STCP", acrescenta a empresa.
Trata-se de mais um passo na renovação da frota da operadora, cuja ambição é acabar com os veículos a diesel até 2028. Aliás, conforme noticiou o JN, até ao final do ano entram ao serviço 20 novos autocarros elétricos (que vão substituir outros tantos a gasóleo), num investimento de 8,6 milhões de euros. Os autocarros foram construídos pela CaetanoBus, em parceria com a chinesa CRRC.
"Neste momento, temos 444 autocarros: 74,7% são a gás natural, 15,3% elétricos e os restantes 10% a diesel. Com a incorporação destes 20, passamos para uma frota 20% elétrica e diminuímos os diesel, que iremos eliminar até ao fim de 2028. Este restinho são 5%", detalhou recentemente, ao JN, presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel.