STCP investe quase 13 milhões em 30 autocarros elétricos e estação de carregamento
A STCP vai investir quase 13 milhões de euros na compra de mais 30 autocarros elétricos e na instalação de uma estrutura com 15 postos de carregamento na estação de recolha da Via Norte, no Porto.
Corpo do artigo
A operadora lançou nesta segunda-feira o concurso público para a aquissiçlão dos veículos e a instalação da estação de carregamento, no âmbito do "plano de renovação da frota e da política de descarbonização em curso, com o objetivo de eliminar os autocarros com motor a combustão".
"O investimento permitirá à maior operadora rodoviária da Área Metropolitana do Porto a renovação da frota e a consequente prestação de um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos, contribuindo ativamente para uma economia com baixas emissões de carbono", diz a empresa, em comunicado, adiantando que os novos autocarros devem chegar ao longo do segundo trimestre do próximo ano. O investimento previsto para os autocarros é de 12 milhões, para a estação de carregamento é de 900 mil euros.
"A STCP está comprometida em liderar a transição para um transporte público mais sustentável e eficiente. O lançamento deste concurso para a aquisição de 30 autocarros standard 100% elétricos representa mais um passo concreto no nosso compromisso com a mobilidade limpa, em benefício da qualidade de vida dos nossos passageiros e das populações dos concelhos nos quais operamos", afirma a presidente do Conselho de Administração da operadora, Cristina Pimentel, citada em comunicado.
Com a introdução na frota da STCP destes 30 autocarros elétricos (tipologia standard de 12 metros e com autonomia mínima de 320 km), a empresa passará a ter 126 viaturas 100% livre de emissões. "A frota da STCP é atualmente composta por 446 veículos, sendo 75% movidos a gás natural, 15% diz respeito a viaturas 100% elétricas, e 10% utilizam diesel", pormenoriza a empresa.
A unidade de carregamento ficará na Estação de Recolha da Via Norte, ficando as instalações alocadas às novas viaturas da frota STCP.
O concurso público internacional foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia e no Diário da República seguindo-se a publicação na Plataforma Vortal, onde deverão ser apresentadas as propostas.