STCP vai fazer "auditoria às infraestruturas mecanizadas" do Funicular dos Guindais
O Funicular dos Guindais, no Porto, transportou mais de 500 mil passageiros, em 2024. A manutenção está a cargo de uma empresa privada, que garante as fiscalização diária e anual.
Corpo do artigo
A STCP Serviços, entidade responsável pela exploração e manutenção do Funicular dos Guindais, no Porto, anunciou que vai reforçar as cautelas com a operação deste equipamento, após o acidente em Lisboa. "Pese embora todas as normas e critérios de segurança estarem cumpridos, como medida de gestão e reforço do controlo, iremos avançar com uma auditoria às infraestruturas mecanizadas, de forma a validar os procedimentos atualmente em vigor", informou a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).
Em resposta escrita ao "Jornal de Notícias", a STCP Serviços informa que "a manutenção encontra-se estruturada em duas vertentes complementares: uma de caráter mensal, que contempla um conjunto de verificações técnicas regulares, e outra de caráter anual, que integra uma revisão mais profunda e detalhada de todos os sistemas e equipamentos". A operação está entregue à Liftech, nas duas cambiantes. "O facto de a mesma empresa assegurar simultaneamente a operação diária e a manutenção representa uma garantia acrescida de segurança", defende a empresa gestora.