Mais oito utentes do lar de Carção, no concelho do Vimioso, Bragança, recuperaram da infeção com o vírus da covid-19, disse este sábado a diretora técnica da instituição, Alexandra Martins.
Corpo do artigo
Em 19 de setembro, 37 pessoas, entre as quais nove funcionários, testaram positivo na análise ao novo coronavírus no lar do Centro Social e Paroquial de Casa de Religiosa de Nossa Senhora das Graças, em Carção.
"Temos hoje mais oito utentes recuperados, o que eleva para 21 idosos na condição de negativos para a covid-19. Contudo, há ainda outros cinco que ainda estão positivos para a infeção e continuam assintomáticos", disse à Lusa a responsável.
Além dos cinco idosos que continuam infetados com o vírus da covid-19, três funcionários continuam por recuperar.
Três dos utentes infetados morreram, tratando-se "de pessoas idosas debilitadas", segundo a direção da instituição.
Alexandra Martins disse que os utentes com teste negativo estão separados dos infetados, em alas distintas da instituição, cumprindo as normas emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo o último boletim epidemiológico emitido pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, no concelho de Vimioso, há 18 casos ativos de covid-19, sendo a sua esmagadora maioria em Carção e relacionados com o surto do lar.