Após mais de um ano num espaço de "coworking", na baixa do Porto, a Zühlke, empresa Suíça de consultoria tecnológica, instalou-se no edifício da Tranquilidade, frente ao Palácio de Cristal. O Centro Global de Desenvolvimento tem mil metros quadrados e contou com um investimento de quatro milhões de euros.
Corpo do artigo
Aleksandar Marjanovic, CEO dos Centros Globais de Engenharia da Zühlke, afirmou que a empresa analisou várias possibilidades e escolheu o Porto porque reunia aquilo que procuravam: profissionais com talento e experiência. O apelo da cidade também contou. Segundo Aleksandar, "atrai pessoas de dentro e fora de Portugal para trabalhar".
Um dos marcos da empresa é a implementação da semana de quatro dias de trabalho que pode ser articulada de duas maneiras, como explica a diretora Mariana Salvaterra: "Os colaboradores podem trabalhar apenas quatro dias, com a redução do salário, ou acumular horas de trabalho e ficar em casa um dia da semana".
"Eles podem experimentar [a semana de quatro dias] ou usá-la no início do ano escolar em setembro para ajudar as crianças e mudar novamente em outubro", exemplificou, explicando que os funcionários têm flexibilidade para mudar os horários de trabalho, desde que cumpram as horas previstas.
Ter as instalações acessíveis a pessoas com algum tipo de deficiência é outro compromisso da Zühlke, que mantém um espaço aberto, com uma plataforma elevatória para as pessoas com cadeiras de rodas poderem aceder ao terraço.
Mariana Salvaterra alude, ainda, a um colega de trabalho que é invisual. "Nós adaptamos o nosso processo de recrutamento, para garantir que ele tivesse as mesmas possibilidades, como qualquer outra pessoa, de provar o seu conhecimento", destacou, esclarecendo que o funcionário apenas pediu um suporte adaptado para o computador e trabalha com o teclado comum.
No entanto, Mariana admite que ainda não sabem tudo sobre acessibilidade e que a empresa está em aprendizagem constante. "Falamos com os candidatos para perceber quais as suas necessidades", garantiu.
A Zühlke nasceu na Suiça em 1968 e chegou a Portugal em 2021. O Centro Global de Engenharia, no Porto, é o terceiro da empresa, que detém mais dois na Sérvia e Bulgária.