A Santa Casa da Misericórdia de Fafe anunciou este sábado a existência de um surto de covid-19 no Lar Cónego Leite de Araújo, o lar sede da instituição, em Fafe.
Corpo do artigo
Testaram positivo 12 pessoas, sendo que cinco são utentes e sete funcionários. "Os utentes infetados encontram-se estáveis. Os 83 utentes e 120 colaboradores afetos a esta ERPI foram devidamente testados", informou a Misericórdia, em comunicado.
Esta semana, a mesma instituição já tinha assumido a existência de 11 casos num outro lar que gere, na freguesia de Cepães, sendo que neste caso são seis colaboradores e cinco utentes. Estes idosos estão estáveis e apenas uma das utentes está internada no hospital mas "por precaução".
O provedor, Vítor Ferreira Leite garantiu que a situação "não e para alarme", que está "controlada" e a ser acompanhada pela delegada de saúde local, pela Proteção Civil Municipal e pelos responsáveis da Santa Casa.
Mais dois lares do concelho com infetados
Ainda em Fafe, o lar do Centro Social da Paróquia de Silvares São Martinho, tem 29 infetados no seio da instituição, 19 utentes e 10 funcionários.
Em Freitas, no lar do Grupo Cultural e Recreativo Martim de Freitas todos os utentes e funcionários foram testados e foram detetados casos positivos, embora não tenha sido possível apurar o número. Os responsáveis falam em "percentagem reduzida" e "situação controlada.
A creche desta instituição esteve encerrada durante 15 dias devido a um caso positivo, mas reabrirá já esta segunda-feira.