Doença diagnosticada sobretudo em jovens de uma comunidade. Colegas de escola que tiveram contacto com os contagiados são vacinados.
Corpo do artigo
As autoridades de saúde pública detetaram, em Setúbal, um surto de hepatite A, vírus altamente contagioso que provoca uma infeção aguda do fígado, e já está em marcha uma campanha de vacinação junto de jovens de várias escolas que tiveram contacto com infetados. Ao que foi possível apurar, são cerca de 20 as pessoas infetadas, das quais uma jovem com 12 anos que ficou em estado grave e está internada na Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, em Lisboa. Já foi vacinada cerca de uma centena de pessoas.
"A maioria dos casos afeta adolescentes com uma média de idade de 12 anos, sem histórico de vacinação prévia. Até ao momento, foi identificado um caso mais grave, que permanece internado", de acordo com a Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida. Ao que foi possível apurar, trata-se de uma jovem que foi transferida do hospital de Setúbal para o Santa Maria, onde esteve internada na unidade de cuidados intensivos. Neste momento, encontra-se estável no serviço de enfermaria.