Três novos casos de utentes infetados e dois óbitos é o balanço do surto de covid-19 que afeta o lar de idosos Centro de Bem Estar Social de Seixas, em Caminha. A instituição tem neste momento 33 utentes positivos (um internado no hospital de Viana do Castelo) e 20 negativos (um internado).
Corpo do artigo
Foram ainda registados dois óbitos: uma mulher de 89 anos, que estava hospitalizada devido a uma fratura no colo do fémur, e um homem com 87, que padecia de patologia pulmonar e que foi internado com sintomas de covid-19.
Segundo o presidente da Direção do Centro, Manuel Vilares, nove funcionárias estão positivas e 36 testaram negativo, sendo que destas sete se encontram de baixa médica.
"Houve situações de utentes negativos que apresentavam uma sintomatologia ligeira, o que nos levou a testar outra vez e três deram positivo. Passamos para 33 utentes positivos e nove funcionárias", informou aquele responsável, admitindo "algum receio" de que venham a surgir mais casos.
"Reservamos dois pisos para doentes com covid-19, com duas equipas específicas para tratar esses utentes, e um piso com negativos. Neste momento estamos a esgotar os recursos e já a pensar em alternativas, caso aumente o número de positivos", disse Manuel Vilares, concluindo: "Preocupa-nos seriamente a incapacidade de resposta em termos de recursos humanos. Veio uma equipa de intervenção que se resume a duas pessoas e uma enfermeira, mas é manifestamente insuficiente. Os apoios são praticamente nulos".
O surto de covid-19 no Centro de Bem Estar Social de Seixas, em Caminha, surgiu após a animadora do lar, que começou a apresentar sintomas, como febre, no fim de semana, ter confirmado que se encontrava infetada.