O lar de idosos "Bom Samaritano/Hospitel" da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela registou, nas últimas horas, mais 29 infetados, depois de conhecidos os resultados da segunda bateria de testes aos funcionários e utentes que tinham testado negativo na semana passada.
Corpo do artigo
Na altura, foram registados 24 casos positivos (quatro funcionários e 20 utentes), sendo que um dos utentes, com 88 anos, com outras patologias graves, morreu no início da semana.
"Nesta nova ronda de testes, tivemos mais 10 funcionárias com resultado positivo e mais 19 utentes", confirma o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. "De todos os infetados, temos apenas um utente internado no hospital de Mirandela, os restantes estão na área covid no piso térreo do edifício do Lar, a maioria sem sintomas e outros com ligeiros sintomas, mas não há ninguém em estado grave", assegura Adérito Gomes.
Um dos 19 utentes que testaram positivo, um homem de 81 anos acabou por morrer já na noite de terça-feira, mas o resultado do teste só foi conhecido na quarta-feira à noite.
Sendo assim, o surto no Lar "Bom Samaritano" regista um total de 52 infetados - 38 utentes e 14 funcionárias - o que está a causar problemas na gestão do equipamento, confessa o Provedor da instituição.
"Temos as funcionárias divididas em dois turnos de sete dias e um deles foi muito fustigado com esta nova infeção e está a ser complicado contratar pessoal. Prevemos alguma dificuldade, mas eventualmente vamos ter de recorrer à prata da casa e ir buscar pessoal aos outros lares", afirma Adérito Gomes.
A Santa Casa da Misericórdia ainda tem mais dois lares na cidade de Mirandela.