Sustentabilidade agroalimentar e valorização do património no Ave recebem fundos europeus
A União Europeia aprovou, esta semana, duas candidaturas apresentadas pela Comunidade Intermunicipal do Ave, garantindo um financiamento de 502 mil euros. Os projetos, denominados “BIOPRO Regions” e “EnoGastroDEST”, estão orientados para o desenvolvimento sustentável e para a valorização do património regional.
Corpo do artigo
O projecto “BIOPRO Regions – Bio & Proximity Products Regions”, desenvolvido em parceria com regiões de toda a Europa e com um orçamento de 309.300 euros, posiciona a CIM do Ave como líder do consórcio, a primeira vez que tal acontece. Este projeto visa promover práticas sustentáveis no setor agroalimentar, alinhando-se com o Pacto Ecológico Europeu e a estratégia "Do Prado ao Prato", fomentando a economia circular e a eficiência de recursos.
Impulso para o vinho verde do Ave
O projeto “EnoGastroDEST – Eno-Gastronomy in Developing Experiential Sustainable Tourism”, com financiamento de 192.700 euros, tem como foco o turismo cultural experiencial, promovendo o património vitivinícola e culinário, com destaque para o Vinho Verde e a gastronomia regional do Ave. Para tal, será desenvolvida uma aplicação digital para recolher e analisar dados turísticos.
O objetivo é criar rotas eno-gastronómicas sustentáveis e atrativas, com percursos que incluam vinícolas, restaurantes e atrações culturais, valorizando a identidade cultural da região e impulsionando o turismo local através de sinergias entre operadores turísticos e produtores locais.
“Estes projetos representam um passo significativo para a CIM do Ave, ao destacarem o seu papel na liderança de iniciativas europeias que combinam inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional. E, ao mesmo tempo, reforçam a posição do Norte de Portugal como um território competitivo, além de promoverem a sua identidade cultural e ambiental num contexto global”, salientou Marta Coutada, primeira secretária executiva da CIM do Ave, por ocasião do anúncio da aprovação das candidaturas.