A Tapada de Mafra será financiada pelo Estado em 50 mil euros para os próximos dois anos para responder às necessidades financeiras de gestão imediata.
Corpo do artigo
"Através do Fundo Florestal Permanente, vamos ter um protocolo que vai permitir à Tapada encaixar 50 mil euros na lógica do aproveitamento do espaço para acções de sensibilização e protecção ambiental", disse o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, à Lusa.
Rui Barreiro explicou que se trata de um "apoio extraordinário" para "responder às necessidades da Tapada".
O governante adiantou que "antes do verão há condições para aprovar" o plano estratégico da Tapada que vem dar um contributo a uma melhor gestão do espaço nos próximos dez anos.
O plano estratégico, que prevê vários investimentos, aguarda há cinco anos pela aprovação do Governo, enquanto sócio maioritário da cooperativa que gere o espaço e que engloba, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Mafra, como segundo maior associado.
"A Tapada pode gerar outro valor e outra riqueza se este plano não for adiado sine die", acrescentou por seu lado o vereador do Turismo da câmara de Mafra, Hélder Silva (PSD).
Com o plano aprovado, ficam definidos os objectivos e a missão da Tapada no futuro, permitindo transformar o parque natural num centro de interpretação ambiental.
Com a concretização dos investimentos previstos, a câmara de Mafra espera que a Tapada possa contribuir para atrair mais visitantes ao concelho.