Rosas avalanche, rosas amadas, rosas chirocco, cravos túnicos, alegrias, crisântemos, salvias e celosias acompanhadas por relva povoam o topo Norte da Praça D.Maria II, no centro de Famalicão, num tapete que anuncia a Festa da Flor, que começa este sábado.
Corpo do artigo
"Tinha ouvido qualquer coisa e agora ao passar parei para observar", dizia Margarida Couto, enquanto lançava o olhar deliciado às flores que os jardineiros da autarquia iam colocando para elaborar o tapete de 16 metros de comprimento e dez de largura.
Desde sexta-feira de manhã que trabalham na atração principal da festa, composta por mais de duas mil flores oferecidas por floristas e produtores de flores do concelho.
"É um grande investimento mas é um investimento na nossa divulgação", garante Joaquim Azevedo, produtor de rosas que cedeu mais de 1000 para o tapete. "Também vamos estar na Praça 9 de Abril com demonstrações de arte floral", adiantou.
A Festa da Flor, durante o fim-de-semana, inclui ateliers e workshops sobre manutenção de relvados, combate biológico a pragas e doenças em árvores e arbustos na Praça 9 de Abril. Domingo, no mesmo local, haverá uma degustação de doces com flores, de arte floral e a festa termina com um apontamento musical.
O certame acontece pela segunda vez para chamar a atenção para a produção e venda de flores e plantas.