O Teatro Constantino Nery, inaugurado em 1905 em Matosinhos, vai ser monumento de interesse municipal. Além deste emblemático edifício, também a estação de passageiros do porto de Leixões e um conjunto de sete casas na Rua de Brito Capelo deverão conquistar a mesma distinção.
Corpo do artigo
A proposta de classificação deste património será votada, quarta-feira à tarde, na reunião da Câmara Municipal de Matosinhos. Estas iniciativas são parte importante de um plano da Comissão Municipal de Património, que visa classificar cerca de 100 edifícios no concelho. O objetivo principal é “ajudar a preservar a memória coletiva da cidade”.
“Terá sido no teatro Constantino Nery que a maior parte dos matosinhenses viram o primeiro filme ou conheceram a primeira namorada. É um edifício histórico e, como tal, deve ser preservado, até pela importância que tem para a cidade de Matosinhos”, explicou Fernando Rocha, vereador de cultura da Câmara matosinhense, que tem “a certeza de que esta proposta será aceite”, amanhã, pelo restante Executivo.