Corpo do artigo
Cidades para todos. O que é preciso fazer?
Portugal tem uma legislação avançada e moderna no que respeita às acessibilidades e à eliminação das barreiras arquitetónicas, contudo, muito ainda continua por fazer a este nível, nomeadamente no que respeita à implementação da lei. Assim, em variadíssimas situações da sua vida quotidiana, temos consciência de que as pessoas com deficiência ou incapacidade continuam a encontrar grandes limitações à sua participação na sociedade.
O envelhecimento exige medidas urgentes?
Com o propósito de fazer das nossas cidades "cidades para todos," o programa do Governo contempla a medida "Territórios Municipais Inclusivos", que pretende se implementar durante a presente legislatura em parceria com os municípios. O objetivo passa não só por dar continuidade ao "Programa Rampa" em estreita articulação com a Associação Nacional de Municípios, como ir mais além, nomeadamente ao nível da promoção da acessibilidade comunicacional, de eventos culturais e desportivos para todos e do turismo acessível.
O Poder Político local tem sido sensível a estas questões?
Os autarcas têm cada vez mais uma preocupação acrescida com estas questões. Hoje, felizmente, as cidades cada vez mais são projetadas e pensadas para todos.