Em apenas 15 dias, cerca de 200 contadores de água rebentaram, devido às temperaturas negativas que se têm feito sentir em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, disse o presidente da Câmara, José Santos Marques, esta quarta-feira, ao JN.
Corpo do artigo
"Têm estado 7 ou 8 graus negativos durante a noite. Como a zona é fria, adquirimos sempre contadores anti-gelo e, mesmo assim, rebentam", explicou, salvaguardando que "o assunto está totalmente resolvido". Só lamenta os prejuízos, estimados em 20 mil euros.
José Santos Marques garante que todos os contadores de água já foram substituídos por novos, igualmente anti-gelo. E há 50 em "stock". "Não vamos adquirir muitos mais, porque os contadores que rebentaram vão ser reparados", esclareceu. Os custos, diz, ultrapassam a mera compra e reparação dos aparelhos (cada um fica por 25 euros): é preciso ter em conta a água perdida e o trabalho das cinco equipas de canalizadores que não tiveram mãos a medir para acudir às necessidades, sobretudo no último fim-de-semana, que foi de neve.
O autarca desvalorizou a ruptura do "stock" de contadores de água do município - os 200 aparelhos existentes "voaram"- , com o argumento de que ninguém "deixou de fazer isto ou aquilo por falta de água". "O principal é não afectar a vida das pessoas", acentuou José Santos Marques. Por agora, espera-se que as temperaturas subam, acompanhando as previsões da Protecção Civil.
