Direção das faculdades de Arquitetura, Ciências e Letras reúnem-se esta quarta-feira com a PSP do Porto para procurar soluções.
Corpo do artigo
Por iniciativa dos responsáveis pelas faculdades do polo do Campo Alegre, no Porto, está marcada para hoje uma reunião com a PSP para falar sobre a segurança na zona. Deverá ser pedido o reforço do policiamento. A tentativa de violação de uma estudante de Arquitetura, no mês passado, e queixas sobre furtos nos carros no parque de estacionamento, aumentaram a preocupação.
Segundo fonte da PSP, o encontro com pedido "urgente" partiu das direções das faculdades de Arquitetura, Ciências e Letras da Universidade do Porto e contará a com a participação do responsável pelo Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, que inclui o programa Escola Segura.
No seguimento do sucedido com a aluna, que foi participado à PSP e enviado para o DIAP do Porto, a Direção da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) emitiu um comunicado para "lamentar a ocorrência", assim como garantir o "acompanhamento da situação" e o "apoio psicológico e psiquiátrico". Faz também alusão a "dois assaltos a viaturas no parque de estacionamento da faculdade", que foram "comunicados às autoridades, estando em curso os respetivos inquéritos policiais".
Recomendações
A direção da FAUP assinala estar "em contínuo diálogo com a Associação de Estudantes, aferindo os problemas e propostas dos estudantes".
Também é salientado que, "através de uma mensagem dirigida a toda a comunidade académica, a direção reencaminhou as recomendações transmitidas pelas forças de segurança, aconselhando a adoção de algumas medidas e hábitos de segurança que, não excluindo o problema, poderão ajudar a prevenir e a evitar situações de risco, como: sair da faculdade em grupo, particularmente nos finais de tarde no horário de inverno; não deixar objetos expostos no carro; evitar circular em locais isolados ou com fraca iluminação, principalmente quando se circula sozinho".
A terminar, a FAUP lamenta "não estar de todo ao seu alcance solucionar as situações de delinquência que coabitam na área."
Detalhes
Novas medidas
A par da reunião com a PSP, a direção da Faculdade de Arquitetura adianta que "está a analisar os aspetos que possam estar ao seu alcance para contribuir para a segurança das suas instalações e imediações".
Área alargada
Fonte da PSP refere "não ter recebido qualquer participação relativa a furtos em viaturas nos últimos dias", no parque da FAUP, mas dá nota que este tipo de roubos "acontece em toda a sua área de jurisdição", nomeadamente no polo da Asprela, na zona oriental da cidade.