Aparelhos vão ficar em locais com maior afluência de pessoas como é o caso do santuário de São Bento de Porta Aberta e do Gerês.
Corpo do artigo
O Município de Terras de Bouro colocou seis DAE (Desfibrilhador Automático Externo) em zonas do concelho onde há maior afluência de pessoas (populares, turistas e peregrinos), como sucede no santuário de São Bento da Porta Aberta ou no Gerês.
O presidente, Manuel Tibo, disse ao JN que os aparelhos visam "servir a população e os milhares que acorrem à serra do Gerês para a peregrinação anual a São Bento, para percorrerem trilhos de montanha ou para usufruírem da barragem da Caniçada".
Os DAE serão operados por 82 técnicos da Proteção Civil com formação apropriada, 40 dos quais numa carrinha do próprio organismo, que circula conforme as necessidades. Os restantes ficam na freguesia do Campo do Gerês (seis operacionais), no Santuário (20), na vila do Gerês (10), no campo de futebol do Grupo Desportivo do Gerês (6) e na Piscina de Paradela (6).
Hoje, e em visita ao concelho, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, inaugura o Centro Municipal da Proteção Civil. Depois, vai deslocar-se ao lugar onde está o desfibrilhador do Santuário de São Bento e às instalações do Posto de Busca e Resgate em Montanha da GNR na vila Termal do Gerês.
Centro na Câmara
O novo centro, que fica no piso zero dos Paços do Concelho, implicou um investimento de 421 mil euros. Inclui salas de formação, de reuniões, coordenação, de comunicações e logística, bem como serviços administrativos e de atendimento, gabinetes técnico florestal e de segurança contra incêndios em edifícios.