Treze anos depois do último, a Vista Alegre realizou um leilão, este sábado, em Ílhavo. No total, foram colocadas 136 peças à venda, entre as quais uma chávena com pires, da “primeira fornada em grande da fábrica”, que foi entregue à Infanta Dona Isabel Maria, filha do rei D. João VI. Foi vendida por 13 mil euros.
Corpo do artigo
Ainda que a leiloeira Cabral Moncada Leilões estimasse que a mesma pudesse vir a ser vendida por 18 750 euros, houve apenas duas licitações para a mesma, tendo sido arrematada por 13 mil euros.
O Teatro da Vista Alegre começou por ser pequeno para todas as pessoas que quiseram assistir ao arranque do leilão, além daquelas que o fizeram online, onde podiam também lançar as suas licitações. Aliás, foi online que acabou por ser vendida a chávena com pires que já foi pertença da família real e que Cabral Moncada, no momento da venda, apelidou de “tesouro nacional”. Também houve quem enviasse ao teatro representantes e que, por telefone, licitasse. Foi assim que acabou arrematada a segunda peça mais cara, um casal de perdizes vendido por 12 mil euros.
No entanto, nem todas as pessoas presentes se inscreveram para licitar. Foi o caso de Graça Santos e de Aquilino Ribeiro, que viajaram desde São João da Madeira apenas para presenciar de perto a venda. De manhã, visitaram a exposição com as peças que iriam a leilão. À tarde, ficaram para assistir ao vivo às licitações.