A Câmara Municipal de Beja encerrou, segunda-feira, o Cemitério de Santa Clara, depois de ter sido detetado um caso positivo de covid-19 num dos cinco trabalhadores daquela estrutura.
Corpo do artigo
Esta terça-feira foi conhecido um segundo caso positivo em outro trabalhador, familiar do primeiro infetado, que já tinha feito o teste de despistagem.
Os restantes três funcionários do cemitério estão em isolamento profilático, aguardando a chamada para fazer os testes à covid-19. Os cinco homens estão todos assintomáticos.
Pendente está a situação de um sexto trabalhador que está adstrito aos cemitérios das freguesias, mas que teve contado direto com o encarregado. Em caso de este testar positivo vai também ter que cumprir o isolamento.
Oo cemitério vai continuar encerrado, só reabrindo para a efetivação de funerais, situação já que sucedeu na tarde de ontem", revelou o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, em declarações ao JN.
A realização de funerais no Cemitério de Santa Clara está, para já, a ser assegurada pelo funcionário adstrito aos cemitérios das freguesias, não sendo permitidas visitas dos cidadãos às campas dos familiares.
Caso o Governo venha a renovar a declaração do estado de emergência, o cemitério vai continuar encerrado durante o período em que for decretada situação de exceção, só reabrindo para a realização de funerais.