Serão 14 restaurantes, dois bares, uma torre com espaço para eventos e um lounge exterior com vista para a cidade. O Time Out Market Porto abre portas no final do ano, na ala sul da estação de São Bento, no Porto. Os chefes Rui Paula e Vasco Coelho Santos e a Casa Inês (antiga Casa Aleixo) são presenças garantidas.
Corpo do artigo
A intervenção no emblemático edifício da estação de São Bento já começou. O Time Out Market vai ocupar uma área de dois mil metros quadrados e o projeto inclui uma nova torre em ferro e vidro, "que recupera a imagem dos depósitos de água elevados das estações de caminho de ferro". O projeto de revitalização, que abrange a estrutura vertical que está a ser construída ao lado do edifício principal, é da autoria de Eduardo Souto Moura, prémio Pritzker de arquitetura em 2011.
O projeto para a instalação de um mercado da Time Out na estação de São Bento remonta a 2016. Depois de vários avanços e recuos, o espaço avança finalmente e promete dar uma nova vida a uma zona da cidade até agora marcada por sinais de degradação.
Os promotores garantem que o novo espaço vai oferecer "os melhores chefes, restaurantes, bebidas e experiências culturais, com base na curadoria editorial da revista Time Out".
Entre os ocupantes estão também o restaurante vegetariano Fava Tonka e o Curb (hambúrgueres). As outras casas e marcas serão anunciadas "brevemente".
"A missão do Time Out Market é democratizar a comida de alta qualidade, tornando-a acessível a todos, num espaço com um design e ambiente únicos, onde se sinta a conexão com a cidade", sublinham os promotores.
O Time Out Market do Porto será o segundo espaço do género em Portugal, seguindo-se ao que funciona em Lisboa, no Mercado da Ribeira, desde 2014. Aqui, há 26 restaurantes, sete bares, cinco lojas, uma academia de cozinha e uma sala de espetáculos, "recebendo uma média de 66 nacionalidades diferentes por semana".
"Em 2019, o conceito do Time Out Market abriu em Miami, Nova Iorque, Boston, Montréal e Chicago, e em 2021 no Dubai. Nos próximos anos, está planeada a abertura de mais mercados: Cidade do Cabo (2023), Barcelona (2024), Vancouver e Osaka. Embora o conceito seja global, a execução de cada mercado é distintamente local", referem, ainda, os responsáveis.
"A devolução aos portuenses de um símbolo histórico da cidade foi uma decisão amadurecida e pensada em todos os detalhes. A partir do final deste ano, quem vive e quem visita o Porto poderá desfrutar de incríveis experiências gastronómicas num edifício que mantém a traça centenária original, agora renovado pelo talento de um portuense de gema, o arquitecto Souto Moura, Prémio Pritzker, o Nobel da arquitectura. As expectativas que temos são imensas, aumentam de dia para dia", afirma Ana Alcobia, vice-presidente para a Península Ibérica da Time Out.
"Estamos muito orgulhosos por receber o Time Out Market, um conceito que valoriza e celebra o melhor do Porto, o talento e a criatividade local. Neste espaço, será possível provar a comida de alguns dos maiores talentos gastronómicos da cidade. Vamos trazer conceitos de muita qualidade para a Baixa e contamos com os portuenses e todos os que visitam a cidade diariamente para virem desfrutar deste novo pólo gastronómico e cultural do Porto", destaca, por sua vez, Inês Santos de Almeida, diretora geral da Time Out Porto.
A revista Time Out está no Porto desde 2010.