O presidente do Conselho de Administração (CA) da ULS do Alto Minho, João Porfírio de Oliveira, afirmou esta segunda-feira que a entrada em funcionamento de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) em Darque, Viana do Castelo, garante uma taxa de cobertura de médico de família de 100 %.
Corpo do artigo
Segundo aquele responsável, até agora havia cerca de 1500 utentes [num universo de 26 mil] do centro de saúde daquela freguesia, que é uma das maiores do concelho, sem médico atribuído.
A abertura da USF da Foz do Lima, assim designada, veio substituir a USF Arquis Nova, encerrada em junho, em Darque, porque toda a equipa de profissionais de saúde se recusou a aderir ao regime de dedicação plena.
"A anterior USF terminou há uns meses por força das mudanças jurídicas e legislativas que ocorreram no início deste ano e de uma forma natural teve de ser extinta", justificou hoje João Porfírio de Oliveira, no ato inaugural da nova unidade, referindo que aquele serviço será "de continuidade" do anterior.
"Com esta nova equipa que se constituiu com todos os pareceres já legislativos e com autorização da tutela para abrir esta USF, vamos conseguir aumentar na prática o número de doentes com médico de família desta região e prestar um melhor serviço à população", disse.
Rogério Fernandes, coordenador da nova equipa, sublinhou que foi feito um trabalho para "resolver um problema que Darque já tinha há muito tempo, que era ter utentes sem médico de família, e neste momento existem zero utentes sem médico de família".
No que toca à região do Alto Minho, o presidente da ULS do Alto Minho, a taxa de cobertura de médico de família é atualmente "de 98%". "Gostávamos todos de repetir aquilo que temos em Darque, uma cobertura total de médicos de famílias, mas nas outras unidades ainda não acontece", indicou João Porfírio de Oliveira, acrescentando: "Faltam médicos de família [na ULS do Alto Minho], apesar de termos conseguido 100% de ocupação das vagas que nos foram atribuídas, portanto, das sete vagas do concurso deste ano. Com isto vamos reabrir pequenas unidades e atingir mais população. Agora com tempo, mais vagas, que certamente nos serão atribuídas nos próximos concursos, vamos conseguir ainda dar uma melhor prestação", concluiu.