<p>A operação de limpeza, organizada pela Câmara Municipal, detectou ainda muito vidro e alguns pneus.</p>
Corpo do artigo
Cerca de uma tonelada de lixo foi retirada, ontem de manhã, das margens da ria de Aveiro, uma operação de limpeza organizada pela Câmara da Murtosa e que contou com a colaboração de grupos de escuteiros.
A maior quantidade de lixo retirado ontem na margem nascente da ria de Aveiro, em pleno NaturRia, entre os Ameitinhos e a Ponte Varela, numa extensão de sete quilómetros, eram objectos de plástico, disse ao JN, o vereador Januário Cunha do pelouro de Ambiente da autarquia murtoseira.
A operação de limpeza, organizada pela Câmara da Murtosa, que contou com o apoio das juntas do Bunheiro e da Murtosa, do Agrupamento 109 da Murtosa do Corpo Nacional de Escutas e do Núcleo da Murtosa da Fraternidade de Nuno Álvares, detectou ainda muito vidro e alguns pneus.
"Uma vez que a operação foi executada durante a maré baixa, foi possível recolher muitos dos detritos trazidos pelas marés, daí a quantidade muito significativa de lixo recolhido", comentou ao JN o vereador Januário Costa.
O autarca considera, no entanto, que "operação após operação, a quantidade de lixo encontrado nas margens da ria tem vindo a diminuir, o que prova que as pessoas, mercê do esforço de sensibilização, de que é exemplo esta actividade, têm vindo, progressivamente, a adoptar comportamentos ambientalmente mais correctos". A iniciativa teve ainda a presença do vice-presidente da Câmara da Murtosa, Joaquim Baptista e contou com a participação de cerca de meia centena de pessoas. Uma operação de limpeza na margem poente da ria (Torreira) será feita até ao final do ano.