
A tempestade "Ana" causou estragos na Praia de Faro. A areia "invadiu" casas, bloqueou acessos e chegou à estrada e às esplanadas.
A zona nascente foi a mais afetada. Os ventos fortes arrastaram grandes quantidades de areia, que acabaram por atingir as habitações mais próximas da orla costeira. Há quintais que ficaram parcialmente soterrados e caminhos por onde é impossível passar, uma vez que areia acumulada atingiu os quase cinco metros de altura.
O período mais crítico foi entre as 3 e as 4 da manhã. "Foi realmente muito forte. Pensei que os telhados fossem voar. Não foi só a areia. A espuma das ondas também chegou a algumas habitações", disse, ao JN, Manuel Mestre, morador na Praia de Faro.
Há alguns danos visíveis em janelas e mobiliária que estava nos quintais. Não há registo de feridos. As casas mais atingidas são de segunda habitação. Os trabalhos de limpeza já estão a decorrer com a ajuda de uma máquina retroescavadora.
No resto do Algarve, segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro, caíram árvores, painéis publicitários, há semáforos danificados e registaram-se pequenas inundações. Em Lagoa, "voaram" algumas das tendas da feira de Natal, instaladas junto ao Auditório Municipal.
A tempestade provocou cancelamentos e atrasos nas ligações aéreas. Alguns passageiros ficaram retidos no Aeroporto de Faro, durante a noite.
O distrito continua em alerta laranja até às 23.59 horas desta segunda-feira.
