Tornado causa um ferido ligeiro e danos em mais de 20 casas na Póvoa de Varzim
Um ferido ligeiro e danos em mais de 20 edifícios foram os resultados do mau tempo que atingiu sábado à noite o concelho da Póvoa de Varzim. A Proteção Civil local fala em "tornado" de pequenas dimensões, fenómeno que foi também registado no Porto e em Caminha.
Corpo do artigo
Uma pessoa sofreu escoriações depois de ter sido atingido dentro de casa por destroços, resultado do vento forte, e foi transportado para o hospital, disse, este domingo, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.
Segundo Aires Pereira, da Proteção Civil da Póvoa de Varzim, tratou-se de "um fenómeno localizado e anormal, que pode ser um tornado", registado às 22.45 horas de sábado, e que atingiu particularmente as freguesias de A-Ver-o-Mar e de Amorim.
As autoridades e socorro registaram ainda danos, sobretudo em telhados, em 15 casas e seis estufas. O fenómeno meteorológico deixou para trás um rasto de telhados destruídos, janelas partidas, portas e portões arrancados.
"Temos ainda o registo de danos em três carros", acrescentou a fonte do CDOS do Porto.
A Proteção Civil da Póvoa de Varzim está no local a tratar de isolar as casas afetadas, mas todas estão habitáveis e não há desalojados.
Ontem, também, um fenómeno idêntico foi sentido na Foz do Douro, no Porto, e registado em vídeo e em fotos pelos leitores do JN. Segundo a Polícia Marítima, "durou dois a três minutos" e causou estragos numa embarcação.
Em Caminha também se registou uma situação ideêntica.
Se tem imagens do mau tempo e dos estragos causado, envie para informa@jn.pt