O Famalicense Atlético Clube (FAC) realiza, de 6 a 8 de junho, o 1.º torneio internacional de hóquei em patins de escalões de formação. São duas dezenas de equipas nacionais e espanholas a disputar a competição.
Corpo do artigo
“É uma oportunidade dos nossos jovens jogarem e treinarem com outras equipas”, adiantou o presidente do FAC, Carlos Vieira de Castro, acrescentando que o clube existe para “contribuir para a formação das crianças”.
Durante três dias, cerca de duas centenas de crianças e jovens de sete equipas (quatro espanholas e três portuguesas) vão “invadir” no pavilhão municipal. Ao mesmo tempo, terão oportunidade de visitar alguns dos locais emblemáticos do concelho famalicense, como a Casa de Camilo.
Segundo Carlos Vieira de Castro, o torneio está integrado no programa das Festas Antoninas, que decorem de 6 a 13 de junho, pelo que as visitas culturais serão acordadas com a Câmara Municipal.
Este tipo de iniciativas permite “troca de conhecimento e engrandece” quem nelas participa, além de “contribuir para a festa da cidade”, aponta o presidente do FAC. O coordenador da formação, Juan Lopez, também sublinhou a importância da experiência para os mais novos. Em campo vão estar equipas dos sub 9 aos sub17.
“É uma festa que vai ao mesmo tempo promover a modalidade”, adiantou o responsável.