A Torre da Alfândega, monumento nacional, no centro de Guimarães, onde se lê “Aqui Nasceu Portugal”, já é visitável e tem uma vista privilegiada sobre a cidade. A inauguração aconteceu na noite deste sábado.
Corpo do artigo
Depois de reabilitada, foi inaugurada, na noite deste sábado noite, a única torre que resta das nove que pontuavam a muralha medieval da Cidade Berço.
Preservou-se o que restava do edifício medieval e criou-se um miradouro sobre a cidade que, durante as Festas Gualterianas (que terminam hoje) pode ser visitado das 10 à meia-noite e, a partir desta terça-feira, até às 18 horas.
Depois de vários percalços que levaram a que tivesse de ser lançado um segundo concurso, as obras de reabilitação da Torre da Alfândega, que foram adjudicadas em abril de 2022 e deveriam ficar prontas ao fim de um ano, estão finalmente concluídas. Joaquim Carvalho, diretor municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática, explicou que o tempo que a obra esteve parada “foi precioso” porque permitiu perceber que havia muitos trabalhos que eram necessários e que não estavam previstos no primeiro concurso.