A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo vai conceder um apoio anual aos criadores de gado do concelho, para ajudar “a minimizar” as dificuldades que enfrentam devido aos baixos preços do leite e à sazonalidade da venda dos animais.
Corpo do artigo
“Assim vai ser pago 3,50 euros para pequenos ruminantes (ovinos e caprinos) e 20 euros para grandes ruminantes (bovinos), destinados aos criadores do concelho, cujo efetivo esteja declarado ao Ministério da Agricultura”, indicou fonte do município.
A medida destina-se aos produtores de ovinos, caprinos e bovinos do concelho. “O Município incentiva assim a atividade pecuária no concelho, atividade esta tão tradicional e necessária, até no combate aos incêndios, e acautela a saúde pública através da vacinação e inspeção periódica, não sendo esta colocada em causa pelos produtores em virtude da quebra de receitas”, explicou a mesma fonte.
Atualmente, no concelho de Torre de Moncorvo, existem cerca de 103 criadores com um efetivo de 5915 cabeças de gado ovino, caprino e bovino.