A Toyota vai plantar este ano, em Albergaria-a-Velha, 12 mil árvores. A iniciativa, que abrange a região mais atingida pelos fogos florestais de 2024, assinalou os 20 anos do projeto “Um Toyota, Uma Árvore”, que já permitiu plantar 225 mil árvores, tantas quantas os veículos vendidos em Portugal desde 2005.
Corpo do artigo
Esta sexta-feira, num evento de celebração na sede da Toyota Caetano Portugal, em Gaia, e coincidindo com o Dia Mundial da Árvore, foi realizada uma plantação simbólica da árvore 225 mil, com a presença do presidente do município de Albergaria-a-Velha, António Loureiro.
"Não há muitas empresas a fazer isto. Fomos dos concelhos mais fustigados pelos fogos em 2024, com mais de oito mil hectares de área ardida e estas 12 mil árvores, vão fazer a diferença", sublinhou o autarca.
José Ramos, CEO Toyota Caetano Portugal, recordou que o bosque onde decorria o evento, um espaço verde reabilitado, outrora ocupado por mato, localizado nas traseiras da empresa, tem 1500 árvores, que "já neutralizam a pegada de carbono dos cerca de dois mil funcionários".
"E vamos fazer o mesmo em todas as nossas instalações, a começar pela fábrica de Ovar, onde já estamos a implantar um bosque semelhante a este", disse José Ramos.
Grandes incêndios
A iniciativa de reflorestação surgiu em 2005, como resposta da marca "aos constantes apelos da comunidade para atuar face aos fortes incêndios que impactaram o país nos anos anteriores".
Desde as primeiras quatro mil árvores, plantadas em Alcanena, até às 15 mil que serão entregues este ano à floresta, em duas décadas somam-se 225.000 árvores plantadas em mais de 40 localidades.
Elevando o compromisso com a sustentabilidade, a Toyota instalou de cinco colmeias pedagógicas, com o objetivo de "apoiar a simbiose e equilíbrio com a natureza".