Trabalhadores voltam de férias e encontram empresa encerrada em Oliveira de Azeméis
Cerca de 80 funcionários da fábrica de calçado YFF II - Young Fashion Footwear, em Pindelo, Oliveira de Azeméis, encontraram a empresa encerrada, na manhã desta segunda-feira, após o regresso das férias. A situação apanhou todos de surpresa e gerou grande revolta entre os trabalhadores.
Corpo do artigo
"Informamos que a empresa se encontra encerrada até novas ordens", lia-se num papel afixado à entrada das instalações. Foi a única explicação fornecida até ao momento.
"Foi um ato desumano. Sentimo-nos enganados", desabafou ao JN uma funcionária. Segundo os trabalhadores, permanecem por pagar o mês de julho, o subsídio de férias e também o ordenado de agosto.
Nada fazia prever este desfecho, garantem. "Havia serviço e até fizemos horas extra antes de parar. O patrão disse que pagava uma semana depois, mas não cumpriu", contou outro operário.
O futuro permanece indefinido. "Não sabemos o que vai acontecer, nem se a empresa avança para insolvência", admitiram.
Foto: Salomão Rodrigues
Aos funcionários foi apenas entregue uma carta onde se refere que, por "motivos económico-financeiros", não será possível liquidar os montantes em dívida no prazo legal de 15 dias.
O documento acrescenta que "não é possível indicar data previsível para a regularização", embora a administração se mostre disponível para "esclarecimentos necessários".
No entanto, os trabalhadores garantem que a única resposta recebida até agora foi que terão de "esperar" pelo desenrolar da situação.