O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, disse ontem que o plano para o transporte de alta velocidade na cidade "está bastante avançado" e que ainda no início do próximo ano devem acontecer as primeiras sessões de apresentação e discussão pública dos trabalhos.
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"Planeamos iniciar, no primeiro trimestre, um conjunto de apresentações públicas, do estado dos trabalhos", expôs o vereador no decorrer da assembleia municipal desta segunda-feira.
Pedro Baganha disse ainda que o traçado ferroviário "já está determinado pela Infraestruturas de Portugal e que os pontos de amarração são um dado adquirido": "Dependem da diretriz da via férrea, que é condicionada pela localização de todo o seu traçado e desde logo a criação de uma estação a sul do Douro, em Santo Ovídio".
Questionado pelo deputado da CDU, Rui Sá, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, confirmou que o projeto da nova linha de TGV vai ficar "amarrado" à estação intermodal de Campanhã, implicando "uma remodelação da estrutura".
Por esse motivo, as equipas do Urbanismo "estão a seguir um plano de urbanização" para a zona de Campanhã.
O vice-presidente do município sublinhou ainda a oportunidade daquela zona oriental da cidade crescer à boleia da construção do comboio de alta velocidade: " Se há algo que é uma boa oportunidade para uma cidade se desenvolver e dar outras condições aos territórios, é precisamente quando se introduz uma linha de alta velocidade".