Tradição e gastronomia de mãos dadas no Festival do Butelo e Carnaval dos Caretos
Bragança recebe, entre 28 de fevereiro a 5 de março, o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos, eventos onde são esperados milhares de pessoas, sobretudo oriundas de Espanha.
Corpo do artigo
O Festival do Butelo e das Casulas, que promove o enchido mais diferenciado, o butelo, vai assentar 50 expositores na Praça de Camões, no centro histórico de Bragança, para promover produtos como fumeiro, vinho, azeite, mel, doçaria, pão e artesanato, entre outros, adiantou esta sexta-feira o presidente da Câmara, Paulo Xavier, durante a apresentação dos eventos.
Além da venda de produtos da terra e de artesanato, decorrem também demonstrações e degustações gastronómicas com alguns dos chefs de cozinha, nomeadamente Marco Gomes, Hélio Loureiro e Justa Nobre. Será ainda possível degustar produtos das Terras de Trás-os-Montes e aprender os segredos do Pão Bragançano, na conferência “Deixar o Pão Falar”.
Entre 28 de fevereiro e 9 de março, realiza-se a Semana Gastronómica, durante a qual 23 restaurantes aderentes terão nas suas ementas pratos com butelo e casulas (enchido de carne com osso e feijão seco na vagem). Este ano, e pela primeira vez, o evento passa a contar, também, com uma componente desportiva: a Rota do Butelo e da Casula em BTT, que reunirá cerca de 150 atletas.
Carnavel dos Caretos
No dia 1 de março, enche-se o centro histórico de Bragança com centenas de caretos, de todas as idades, oriundos de Portugal e Espanha, num desfile que partirá da Praça Cavaleiro de Ferreira e que terminará no Largo do Castelo, com a simbólica Queima do Diabo.
O Carnaval dos Caretos termina, na chamada Quarta-feira de Cinzas, a 5 de março, com a saída do Diabo, da Morte e da Censura. “Uma tradição secular, de verdadeira diversão, em que as figuras míticas saem às ruas dos bairros mais antigos de Bragança, com o objetivo de perseguirem as raparigas solteiras, a fim de as castigarem com cintos, como forma de chamar a atenção para a necessidade de fazer penitência neste que é o primeiro dia da Quaresma. As 'moças', por sua vez, escondem-se em casa, onde o Diabo, não conseguindo entrar pela porta, tenta arranjar forma alternativa de entrar pelas janelas e varandas”, informou o município.