Câmara de Matosinhos traçou plano para zona que abrange Custoias e Senhora da Hora. Atrair investimento para gerar emprego e criar uma nova centralidade são apostas.
Corpo do artigo
A criação de uma "grande área vocacionada para atividades económicas" é o ponto central da transformação urbana que a Câmara de Matosinhos pretende implementar na zona do antigo monte de S. Gens. Habitação para arrendamento acessível, novas áreas verdes e promoção de meios de transporte suaves são outros eixos previstos pela autarquia para uma zona que abrange território de duas freguesias: Custoias e Senhora da Hora. A autarquia não avançou com o investimento estimado para esta intervenção de larga escala, mas, à semelhança de outras operações do género, será necessária uma conjugação entre dinheiro público e privado.
Em termos burocráticos, trata-se da Subunidade Operativa de Planeamento e Gestão (SUOPG1) do Plano Diretor Municipal. Traduzindo: é a proposta da autarquia para requalificar a zona do antigo monte de S. Gens. O objetivo do plano, que já foi levado a reunião do Executivo, é consolidar o ordenamento territorial daquele espaço, apostando na sustentabilidade ambiental e na atratividade económica.