A Câmara Municipal de Óbidos vai investir 1,4 milhões de euros até 2010 na regeneração urbana da vila histórica.
Corpo do artigo
O objectivo da autarquia é o de transformar imóveis devolutos em habitações criativas.
Alguns monumentos vão albergar um museu digital, auditório e um chocolate lounge.
A candidatura " Óbidos Criativa", aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, prevê a criação de quatro espaços criativos a instalar na Rua Nova.
Nesse local, "a Câmara tem vindo a comprar edifícios em mau estado com o objectivo de os recuperar e transformar em casas que irá disponibilizar à classe criativa", disse o presidente da Câmara, Telmo Faria (PSD).
"Queremos incentivar a fixação de famílias jovens" no interior do centro histórico que está muito envelhecido", adiantou o autarca.
"Vamos dar preferência a jovens famílias com projectos de vida que se enquadrem na economia criativa", sublinhou.
As casas criativas, onde as famílias poderão habitar e desenvolver a sua actividade com o objectivo de rejuvenescer o centro histórico e diversificar as actividades económicas, irão ser disponibilizadas através de uma bolsa de arrendamento.
A criação de uma livraria na Igreja de S. Tiago e de um auditório na Igreja do Mocharro são outras das intervenções previstas no âmbito do programa que vai também dotar Óbidos do primeiro chocolate lounge da região. A localizar na actual cantina municipal, na Rua Direita, vai ser "um ponto de fabrico e venda de chocolate", revelou Telmo Faria que pretende "trabalhar o chocolate como um produto de Óbidos" num local "com um pátio interior onde as pessoas podem não só comprar como degustar os produtos".
A deslocalização do Quartel da GNR vai, por seu lado, dar lugar à criação do Óbidos Story Center, um museu em que "a revisitação da história será feita com muito recurso ao digital e ao multimédia" num espaço em que "as novas tecnologias permitirão perceber o passado, o presente e o futuro da vila".
A última intervenção tem em vista a criação de um Balcão da Criatividade, num edifício que está ainda a ser negociado com o proprietário e que irá funcionar como um espaço de acolhimento aos turistas e uma mostra "dos melhores produtos da vila, desde o Óbidos Gourmet a produtos de agricultura biológica" específicou.
O projecto Óbidos criativo é financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) em cerca de 980 mil euros, contando actualmente com cinco intervenções lançadas e três em fase de adjudicação, e duas com abertura de concurso prevista para o início de 2010.