
A Linha Rosa deverá ficar concluída até ao final de 2026
Foto: Igor Martins
A circulação em frente à estação de S. Bento, no Porto, volta a mudar a partir de sexta-feira, por causa do avanço das obras de construção da futura Linha Rosa do metro. De acordo com as previsões da câmara, as alterações deverão vigorar três meses, ou seja, até 23 de abril.
"O condicionamento de trânsito, que terá início esta sexta-feira de manhã, implica que no troço em frente à estação, e temporariamente, seja apenas permitido o sentido de trânsito ascendente, ou seja, Sé/Rua Sá da Bandeira ou Rua de Mouzinho da Silveira/Rua Sá da Bandeira", explica a autarquia. Desta forma, o acesso automóvel à Rua de Mouzinho da Silveira ou à Sé tem de ser feito pelo Largo dos Lóios, seja para quem desce pela Praça da Liberdade ou pela Rua dos Clérigos, como já aconteceu anteriormente.
Os constrangimentos anunciados pelo município incluem a proibição de paragem e estacionamento na Praça de Almeida Garrett, no troço compreendido entre os números 19 e 39, assim como condicionamentos de trânsito, com estreitamento de via, na Praça da Liberdade (arruamento sul, entre o arruamento nascente e a Praça de Almeida Garrett) e na Praça de Almeida Garrett (entre a Rua de Mouzinho da Silveira e a Praça da Liberdade). "Mantém-se inalterado o percurso para quem tiver como destino a Avenida dos Aliados ou a Rua de Sá da Bandeira", sublinha a Câmara do Porto.
De acordo com a autarquia, a implementação destes condicionamentos à circulação e ao estacionamento serão acompanhados, nos três primeiros dias, por elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou da Polícia Municipal. "A operação será objeto de monitorização diária, podendo as necessidades de acompanhamento policial serem revistas, em função dos constrangimentos que se venham a constatar no local", é salvaguardado.
A Linha Rosa, que ligará S. Bento à Casa da Música, num percurso subterrâneo, deverá estar pronta até ao final deste ano, entrando em operação até ao final do primeiro trimestre de 2027.

