
Será criada uma linha com ligação ao metro Mondego
Foto: Direitos reservados
Ajustes na rede de transportes têm objetivo de tornar a rede mais eficiente.
Esta segunda-feira entra em operação a primeira fase dos ajustes na rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), estando já preparada uma segunda fase, que irá, segunda-feira à tarde, a votação no Executivo camarário. Com a reorganização, pretende-se que os polos universitários e as zonas urbanas mais populosas beneficiem de melhor transporte.
O reforço da oferta da linha 18 avança já, com duas novas viagens com destino à Escola Básica de 2º e 3º Ciclo Poeta Manuel Silva Gaio. As novas ligações vão partir da Portagem às 12.35 horas e às 16.35 horas, "dando resposta às necessidades identificadas na mobilidade escolar, contribuindo para uma adequação aos horários letivos dos alunos", explica o município.
Nesta primeira fase também haverão ajustes nas linhas 19T, 19R, 22 e linha vermelha, visando frequências e percursos, com o objetivo de promover a "regularidade do serviço". Para os SMTUC, o propósito é "tornar as viagens mais eficientes, confortáveis e ajustadas à necessidade da população".
Paralelamente, está concluída uma segunda fase de propostas, a submeter à apreciação do Executivo e a abranger um conjunto mais alargado de intervenções na rede. Esta segunda fase incide sobre as linhas 5, 5T, 6, 6F, 31, 34, 38, 38T e 38F e prevê ainda a supressão de algumas linhas atualmente em funcionamento.
Designadamente, as linhas 33, 33R e 5F, que vão ser suprimidas. "Apresentavam sobreposição com outros serviços e menor eficiência operacional. As ligações que asseguravam passam a ser garantidas por linhas reformuladas, evitando duplicação de oferta", é explicado.
Nas linhas 5 e 5T, o serviço é reorganizado, com ajustes de percurso e horários, concentrando a oferta em trajetos mais utilizados e com maior procura. "O objetivo é reduzir atrasos e garantir melhor ligação a zonas residenciais e polos universitários".
Nova linha 54
As linhas 6 e 6F passam a ligar diretamente ao Hospital Pediátrico, eliminando a necessidade de transbordos. Na linha 31, estão previstos ajustes de horários, sobretudo nos períodos de maior procura, para reduzir tempos de espera. A linha 34 é simplificada, com redefinição do percurso e eliminação da linha 34T, "passando o serviço a funcionar com um trajeto único".
Nas linhas 38, 38T e 38F, os ajustamentos incidem sobretudo na organização do serviço noturno e nos horários, "sem perda de cobertura nas zonas servidas".
É ainda criada a nova linha 54, que assegura a ligação Portagem - Portela via Polo II, reforçando a oferta numa zona em crescimento urbano e com forte procura associada à universidade. Esta linha garante ainda a ligação ao serviço da Metro Mondego nas estações da Portagem e da Portela.

