A STCP vai reforçar o serviço para Gondomar neste sábado, de forma a garantir mais autocarros para a Noite Branca, que espera uma afluência superior a 100 mil pessoas. Para viagens dentro do concelho, a Câmara assegura quatro linhas gratuitas.
Corpo do artigo
Durante a tarde e a noite, a Linha 800 (Bolhão/Gondomar) da STCP vai ter veículos de maior capacidade (articulados) e, entre as 20 horas e a meia-noite, a frequência de passagem será de 15 minutos, nas paragens entre S. Roque e Gondomar.
A STCP informa, ainda, que as viagens com origem em Gondomar e destino Bolhão realizam o horário normal de sábado e que, entre a meia-noite e as 1.30 horas, no sentido Gondomar/Bolhão, a frequência é de 30 minutos. Depois, Linha 800 irá operar com uma frequência de 60 minutos até ao Bolhão, articulando o horário com a Linha 9M (Rotunda AEP/Gondomar [via H.S. João]). “Deste modo, no eixo Gondomar/S. Roque, a frequência será de 30 minutos até ao fim da festa, pelas 4 horas da madrugada”, conclui a operadora, em comunicado, aconselhando a compra antecipada dos títulos de transporte.
A Câmara de Gondomar, por sua vez, anunciou “um serviço de transporte gratuito para ida e regresso, com o objetivo de evitar deslocações de carro”. “As quatro linhas farão o percurso de Foz do Sousa, Rio Tinto (Cidade Jovem), Rio Tinto (Parque Urbano) e Valbom (marginal) ao centro de Gondomar (S. Cosme)”, explica o Município, que espera, desta forma, “facilitar a mobilidade num dia de elevada afluência às ruas do centro da cidade”.
A Noite Branca de Gondomar, neste sábado, terá sete palcos, mais um do que no ano passado, e 300 artistas. Entre os nomes mais esperados encontram-se Richie Campbell, Ivandro ou os DJ Rich & Mendes, que vão atuar no palco D’Ouro. Os visitantes poderão encontrar no centro de Gondomar mais seis palcos: Anos 80, Eletrónico, Urbano, Tradições, Performances e Mundo.
Inaugurado há menos de um ano, o Parque Urbano de Gondomar será incluído pela primeira vez no recinto da Noite Branca, abertura das festas do concelho que se prolongam até 8 de outubro.
“Numa noite com início às 19 horas e fim já depois da madrugada, o centro de Gondomar será ainda palco de inúmeras formas de expressão artística, com destaque para as performances teatrais, espetáculos acrobáticos, estátuas vivas, animação de rua e artesanato. O comércio estará também aberto durante a iniciativa. Espera-se também um número recorde de coletividades do concelho, com a presença de 101 associações”, sublinha a Câmara.
“Em 2022, a Noite Branca de Gondomar atingiu um recorde de afluência, com a presença de 160 mil pessoas, ultrapassando os 120 mil verificados em 2019”, conclui o Município.