O comunicado é curto, mas anuncia aquilo que todos desejavam: o serviço de mobilidade urbana de Viseu (MUV) vai continuar a operar no concelho. Ao longo de toda a semana, os utilizadores viveram sobressaltados, já que a Berrelhas, responsável pela concessão, tinha anunciado a suspensão do serviço a partir deste sábado.
Corpo do artigo
Sem grandes explicações, a Câmara Municipal de Viseu diz apenas que a "decisão resulta do acerto entre as partes, de desenvolver o modelo validado pela AMT, do Acordo Revogatório da Concessão e da contratação de um ajuste direto por critério material que garanta a continuidade do referido serviço".
Recorde-se que, ao longo de toda a última semana, os utilizadores dos transportes MUV viveram sobressaltados, já que a Berrelhas, empresa responsável pela concessão, anunciou suspender o serviço a partir deste sábado, alegando prejuízos financeiros. A autarquia destaca ainda "o sentido de responsabilidade que as partes demonstraram nesta situação, ao contrário do que outros fomentaram e promoveram ao longo da semana".
Na última quinta-feira, o vice-presidente da câmara reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), que depois esteve em plenário com os motoristas, a quem garantiram sempre a continuidade dos postos de trabalho. O serviço de Mobilidade Urbana de Viseu funciona todos os dias da semana, entre as 6.30 e as 22.30 horas e conta com 60 motoristas e uma frota de 30 autocarros que fazem as ligações dentro do concelho.