Os carros vão perder protagonismo no Passeio das Virtudes, na Rua de S. Bento da Vitória e na Rua de S. Miguel, no casco antigo do Porto. Na segunda-feira arranca a obra que vai renovar o Passeio das Virtudes, que será transformada numa zona da Rede 20.
Corpo do artigo
"O que é a Rede 20?", perguntarão muitos leitores. Trata-se de um projeto, já implementado noutras artérias da cidade, "cujo principal foco é repensar os espaços públicos, dando prioridade aos peões e à mobilidade suave", explica a Câmara. Na prática, são criadas "vias de partilha e coexistência, sem segregação de faixas funcionais, ou seja, nas zonas de coexistência não há uma delimitação física entre o espaço dedicado à circulação pedonal e o espaço dedicado à circulação rodoviária", complementa o município. "Com este redesenho da via pública, promove-se a partilha do espaço por todos os diferentes modos de deslocação e é dada prioridade efetiva aos modos suaves sobre os modos motorizados. No início e no fim dos arruamentos são implantadas rampas, promovendo assim a acalmia de tráfego e a redução da velocidade de circulação, que será limitada a 20 quilómetros por hora", pormenoriza a autarquia.
A obra que arranca na segunda-feira incide no Passeio das Virtudes e inclui "o alargamento das caldeiras de árvores, as necessidades do comércio local, assim como o estacionamento para residentes". A dois passos da Cordoaria e com o rio Douro no horizonte, o Passeio das Virtudes estará em obras até maio, de acordo com as previsões da autarquia. Em seguida, começará a segunda fase da empreitada, a cargo do Gabinete do Espaço Público da empresa municipal GO Porto, que abrange as ruas de S. Bento da Vitória e de S. Miguel, cuja conclusão está apontada para agosto. Os trabalhos foram adjudicados por 388 mil euros.
Como não há obras sem constrangimentos ao trânsito, a Câmara anuncia condicionamentos na circulação naquela zona, de 3 de fevereiro a 19 de abril. Assim, será necessário "proibir o trânsito, exceto cargas e descargas e acesso a garagens no Passeio das Virtudes, do dia 3 de fevereiro ao dia 19 de abril de 2025 e conforme sinalização a estabelecer no local". "Pelo mesmo motivo e período, torna-se necessário inverter o sentido de trânsito no Passeio das Virtudes, no troço compreendido entre a Rua Francisco da Rocha Soares e a Rua Barbosa de Castro e conforme sinalização a estabelecer no local", acrescenta a Câmara, assinalando que "todos os condicionamentos de trânsito serão assegurados pela Polícia". E podem ser consultados online, em tempo real, na Plataforma de Trânsito do Município.