Uma operação que envolveu 14 bombeiros de três corporações mais a Cruz Vermelha, o INEM e a GNR permitiu o salvamento, esta madrugada, de uma mulher que estava ferida na sequência de uma queda numa zona de difícil acesso, no Parque Nacional Peneda do Gerês, em Terras de Bouro.
Corpo do artigo
A mulher de 53 anos estava com o marido a visitar a zona das Minhas dos Carris, na fronteira com Espanha, quando sofreu uma pequena queda que lhe provocou ferimentos na zona da cintura. Apesar de ligeiros, os ferimentos impediram a mulher de se deslocar e o marido não tinha condições para a retirar do local sozinho.
Alertou os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro às 21.30 horas. Chegados ao local com uma equipa da Cruz Vermelha e GNR do posto do Gerês, os Bombeiros encontraram a mulher a cerca de quatro quilómetros da estrada mais próxima, a Nacional 308 na zona da Portela do Homem.
O caminho para lá chegar era longo, íngreme, de difícil acesso e com trilhos sinuosos de pedras soltas. A este fator juntou-se a falta de visibilidade noturna, pelo que foi preciso recorrer a mais homens.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga, estiveram no local "os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro com quatro elementos e um veículo, os Bombeiros Voluntários de Amares com três elementos e um veículo, e os Bombeiros Voluntários das Taipas com sete homens e um veículo de resgate em grande ângulo".
Em cooperação, as várias entidades de socorro conseguiram transportar a mulher numa maca até à ambulância pelas duas da madrugada. Dali, seguiu para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros.