O Centro de Estudos do Desporto (CED), um departamento da Tempo Livre, a cooperativa que gere os equipamentos desportivos do Município de Guimarães, realizou um estudo, ao longo do último ano letivo, para determinar a prevalência do excesso de peso e da obesidade entre os alunos do 1.º Ciclo.
Corpo do artigo
O trabalho abrangeu os 14 agrupamentos do concelho, num total de 57 escolas e quase cinco mil alunos. Os resultados são preocupantes, mas, ainda assim melhores do que os de um estudo semelhante efetuado em 2013, por altura da Capital Europeia do Desporto: 30,97% dos alunos revelaram excesso de peso, menos 12% do que há 12 anos.
Em 2013, havia 43% de crianças no 1.º Ciclo, em Guimarães, com excesso de peso, 12 anos depois, a percentagem é de 30,97% (19,75% excesso de peso e 11,2% com obesidade).
Adelina Paula Pinto, vereadora com a pasta da educação na Câmara de Guimarães, afirma que “o estudo vem validar a nossa intervenção”. Esta responsável fala do desporto em todas as escolas do 1.º Ciclo, “com modalidades muito diversas”.
A vereadora destaca a importância desta oferta na escola, “para que os pais não tenham de levantar os filhos num ponto, só para os irem largar noutro”. A par com o desporto, Adelina Paula Pinto sublinha também a alimentação escolar, “com as refeições a serem trabalhadas por uma nutricionista”.